Untitled design.png
NOSSA ORIGEM
Ramute 1.jpeg

NOSSO DESTINO

A Fundação Oliveiras do Brasil atua para ajudar o país a se tornar autossuficiente na fabricação de azeite de oliva e azeitonas de mesa, ensinando o produtor a trabalhar com embasamento técnico e científico.

Queremos ser referência na difusão de conhecimento, como centro de pesquisa em ciência tecnológica em olivicultura brasileira (que tem particularidades sem paralelo em países como Espanha e Grécia, tradicionais produtores e exportadores), mas sem prejuízo da realização de intercâmbios internacionais.

Nesse processo, a Fundação Oliveiras do Brasil busca reunir, trocar, compartilhar e difundir informações técnicas, além de divulgar casos de sucesso da produção de azeite e de azeitonas de mesa no país.

Foi por puro acaso (ou capricho do destino, quem sabe) que nasceu a Fundação Oliveiras do Brasil. A administradora de empresas Ramute Jaloveckaite, pós-graduada em economia e auditoria e com experiência em gestão portuária, deu as costas para o mar e emigrou da Lituânia para o Brasil em 2000 sem a menor intenção de voltar às carteiras de uma faculdade. Uma série de circunstâncias fortuitas, no entanto, a conduziu a uma nova profissão. Formou-se em engenharia agronômica e especializou-se em cafeicultura – só que nunca conseguiu nada nessa área específica.

“Foram as oliveiras que me escolheram”, diz ela, lembrando que as oportunidades de estudo e de trabalho surgiram em seu caminho.

Fazem parte ainda de nossas metas promover treinamentos, eventos, encontros, seminários, palestras, simpósios, congressos, certificação e outros eventos de capacitação para produtores e trabalhadores rurais, presenciais (depois da pandemia) ou online.

Hoje, realizamos o cultivo de azeitonas e a produção de azeite (e de outras culturas agrícolas) nas propriedades de terceiros ou sob sua gestão. Com tudo isso, a Fundação Oliveiras do Brasil já começa a escrever parte da história recente da olivicultura brasileira.

A Fundação nasceu em 2007. Desde então, ela já plantou e deu assistência técnica em 320 hectares de olivais na região da Serra da Mantiqueira paulista e mineira, como Maria da Fé, além de propriedades no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isso faz da Fundação a empresa com uma técnica de manejo que apresenta os melhores resultados em produtividade no Brasil.

azeite.png
FAÇA UM ORÇAMENTO